É muito comum, para milhares de profissionais da panificação e da confeitaria, ter dúvidas na hora de escolher se deve comprar margarina, manteiga ou creme vegetal para produzir algum tipo de produto e ganhar performance na cozinha. Esses produtos, apesar de terem utilizações similares, possuem formulações diferentes e cada um deles tem a sua importância e o seu papel em uma padaria.
Mas, se eles podem ser utilizados – quase sempre – para as mesmas preparações, qual a melhor escolha para o profissional da panificação? A melhor escolha está sempre relacionada a sua preferência, seu gosto pessoal e a facilidade para trabalhar e chegar na produção que deseja. No entanto, separamos algumas diferenças importantes para você conseguir avaliar o que deve apresentar a melhor performance no seu dia a dia produtivo. Confira:
Manteiga: provavelmente, esse produto é um dos mais conhecidos pelos chefs. A manteiga tem origem animal e é oriunda da nata do leite já batido. Muitos chefs estão acostumados a utilizá-la, no entanto, para a saúde dos consumidores, é preciso se atentar a alguns elementos que existem na sua formulação, como a gordura saturada e o colesterol. De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a manteiga possui 80% de gordura animal e os outros 20% de sua composição representa a participação de resíduos de lactose e butirina.
Margarina: uma das opções mais interessantes para as padarias e confeitarias é a margarina, especialmente a de uso geral. De origem vegetal, ela consegue ter uma performance e rendimento surpreendentes. “Por ser um produto de origem vegetal, ela não tem problema de rancificar, como uma manteiga, que tem um gosto que, às vezes, predomina na massa e não é muito bom”, ressalta o chef Fernando Annes, que prefere utilizar a margarina Cukin Food Service de uso geral em suas preparações.
Creme vegetal: também é uma opção. No entanto, seu índice de gordura é bem menor que o índice das margarinas e das manteigas, apresentando apenas de 42% a 68% de gordura, de acordo com a Anvisa. Essa opção é muito procurada por quem busca abandonar o consumo de produtos de origem animal.
Toda margarina é igual?
Agora que você já sabe quais as composições e as diferenças entre os produtos margarina, manteiga e creme vegetal, pode estar se perguntando: mas qualquer margarina apresenta o mesmo resultado? E a resposta é: não.
É preciso ter bastante cuidado ao escolher o seu fornecedor de margarinas. Uma margarina de má qualidade pode aumentar o seu desperdício na cozinha, reduzir o rendimento esperado por você e, o pior de tudo: impactar no sabor final dos seus produtos.
Sabemos como o mercado de panificação e confeitaria está cada vez mais competitivo e que fidelizar um cliente não é tarefa fácil. Por isso, escolher a melhor opção de marca para comprar a sua margarina é o primeiro passo para uma receita de sucesso. Descubra, agora, quais os benefícios da margarina de uso geral da Cukin Food Service:
Checklist: benefícios da margarina de uso geral da Cukin Food Service
- Versatilidade para diversos tipos de produções, como bolos, pães e recheios.
- Alta qualidade e performance.
- Contém 75% de gordura.
- Tem o menor teor de sal do mercado.
Quer saber os diferenciais da Cukin Food Service e ter a nossa margarina de uso geral no seu estabelecimento? Entre em contato conosco!