A padronização de processos não é algo novo e tem apresentado muitos benefícios, como aumento da produtividade em setores como a indústria automobilística e a indústria da construção civil. Falando em confeitarias e padarias, a padronização pode ser uma ótima alternativa, principalmente em ambientes de alta rotatividade, para garantir a qualidade dos produtos e, consequentemente, melhorar a entrega, promovendo uma boa experiência para o consumidor final.

Para profissionais que atuam no segmento da gastronomia, a padronização de processos pode ser extremamente útil, pois quando não existe um padrão muito bem definido nos processos da confeitaria ou padaria, a tendência é que as equipes realizem as suas atividades de formas muito distintas – seguindo a forma como aprenderam ou como costumam executar, sem um passo a passo e também sem uma organização aparente, o que torna desafiador fazer análises e criar modelos de desempenho, dificultando também a coleta de dados de qualidade para a tomada de decisões, bem como cobranças de resultados.

Principais benefícios da padronização de processos para a padaria

Segundo a chef Vannessa Magalhães, instrutora de Confeitaria do Senac RJ, para garantir o sucesso da implementação de ações relacionadas à padronização de processo nas padarias e confeitarias, é fundamental que os funcionários estejam sempre atentos às boas práticas de manipulação, captação e manutenção de bons fornecedores, organização das atividades diárias e metas, execução das fichas técnicas e criação de novas tarefas e controle de estoque. Para garantir que a equipe siga os padrões de qualidade, é importante que o chef tenha uma liderança ativa com demonstrações, explicações e acessibilidade para sanar dúvidas. “Além disso, são importantes o treinamento constante e as atualizações de mercado. A equipe precisa ser organizada, atenta aos detalhes e à limpeza, bem como disponível a aprender”, orienta.

A implementação de padronização de processos resulta em mudanças positivas e diversos benefícios para a empresa, sendo os principais:

> Agilidade no dia a dia para realizar tarefas e consequentemente melhoria nos índices de produtividade.

> Melhoria na qualidade e no resultado final dos produtos e na redução de erros e desperdícios de produtos.

> Rapidez na identificação de falhas, suas causas e onde ocorrem, desenvolvendo assim soluções mais eficazes.

> Otimização do treinamento de novos funcionários, bem como facilidade na hora de implementar rotinas de melhorias contínuas.

> Controle sobre os processos e também redução nos custos com a utilização correta dos recursos.

Além disso, a padronização de processos também auxilia na tomada de decisões, pois com a elaboração de um documento chamado POP é possível fazer análises assertivas para entender se tudo está correndo bem ou o que poderia ser melhorado na operação. Outro benefício trazido a partir da padronização de processos para padarias e confeitarias é um melhor entendimento com relação aos recursos, tais como mão de obra, ferramentas, máquinas e equipamentos, além de aumentar a eficiência, o que consequentemente resulta em uma redução de custos para o estabelecimento.

Entendendo o POP: Procedimento Operacional Padrão para tarefas

De forma resumida, a padronização de processos tem como objetivo definir o método mais adequado para a realização de determinadas tarefas e o documento pode conter diversas informações e indicativos, tais como formulários, fluxogramas, checklists e principalmente instruções para a realização de atividades, e deve ser revisado periodicamente para se adequar à realidade ágil das empresas. No documento conhecido como Procedimento Operacional Padrão (POP), consta o passo a passo ou a atividade do dia a dia de qualquer tipo de organização.

Esse documento pode ser aplicado nas mais diversas situações, auxiliando a entender como funciona a execução de tarefas diárias; manutenção, utilização e calibração de equipamentos específicos; análises de desempenho; procedimentos que garantam a segurança dos funcionários, entre outros. E outro ponto que é tão importante quanto definir e descrever corretamente o passo a passo contido no documento de padronização, é seguir o que foi definido na hora da execução.